Dorner cobra em Cuiabá melhorias na Saúde e Governo confirma abertura de 10 UTI’s pediátricas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner cumpre agenda em Cuiabá, em busca de soluções e melhorias para a saúde pública de Sinop. Em agenda com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, Dorner conseguiu a confirmação e a garantia do Governo do Estado para a abertura de 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva pediátricas (UTI’s), 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos de retaguarda infantil, no Hospital Regional de Sinop. O compromisso do Governo é que os leitos entrem em funcionamento nos próximos 30 dias.

“Não tenho nem palavras para agradecer o empenho do governador, do secretário Gilberto, nosso deputado, vereadores e da secretária de Saúde, pelo empenho em trazer essa notícia tão importante para Sinop. Essa sempre foi uma cobrança nossa, para resolver essa situação que se arrastava há anos. Fizemos todas as tratativas, buscamos soluções aqui junto ao governo, que agora nos garantiu que deve entrar em funcionamento em 30 dias. Nossa Sinop e a região Norte, precisam desses leitos de UTI. E nós, estamos trabalhando em conjunto para isso, para recebermos essa melhoria. Ainda temos o compromisso de construir o nosso Hospital Municipal, para desafogar ainda mais as unidades de saúde e o Hospital Regional”, enfatizou o prefeito..

A cobrança por leitos de UTI para o público infantil é antiga. Desde que assumiu, Dorner vem pedindo incansavelmente ao Governo do Estado a instalação de unidades neonatal (destinadas à crianças com até 28 dias) e pediátricas (para crianças a partir de um mês até 12 anos) para atender os usuários do Sistema Único de Saúde em Sinop. Somente no ano passado, por exemplo, o Chefe do Executivo municipal levou o assunto à Assembleia Legislativa, debatido no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), além de ser oficializado à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) em diferentes oportunidades.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a conquista é fruto da atuação conjunta. “Isso foi feito pelo grande esforço do governador e pelas solicitações da região, do prefeito Roberto Dorner, vereadores e do deputado da região, Dilmar Dal’Bosco. Enfim, um trabalho conjunto, com um investimento a cada ano de R$22 milhões”, reforçou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Também participaram da agenda as secretárias municipais de Saúde, Daniela Galhardo, de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, e os vereadores Paulinho Abreu, Célio Garcia e Toninho Bernardes.