Sinop ganhou 600 novas empresas em janeiro, aponta ministério da Economia

A cidade de Sinop (480 Km de Cuiabá), no norte do estado, ganhou 603 novas empresas no primeiro mês de 2023, conforme dados do Ministério da Economia. Os segmentos de vestuários e acessórios, promoção em vendas, obras de alvenaria, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, atividades estéticas, lanchonetes, entre outros representam o maior volume de novos negócios. Dos novos estabelecimentos, 559 são microempresas, 24 de pequeno porte e outras 20. Em janeiro, foram abertas 106 empresas a mais que dezembro.

Atualmente, o município tem 24.485 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, afirmou que nos últimos meses de 2022 houve uma desaceleração na abertura de empresas. Entretanto, os indicadores do mês de janeiro atestam boa recuperação, destacando que a desburocratização ajudou muitas pessoas a sairem da informalidade.

“O fluxo na própria prefeitura, a procura de empresas de fora que acessam o nosso município e aberturas de MEI (micro empreendedor individual) tem reagido, a gente percebe que tem aumentado. É um número bem expressivo, o ano começou com retomada. O tempo para abertura de empresas em Sinop está cada vez menor, dependendo do tipo de empresa, em até 13 horas você está com ela aberta, temos o atendimento quase todo on-line pela rede implantada aqui, o processo está bem desburocratizado”, explicou.

O secretário destaca ainda que o grande volume de novas empresas também gerou impactos muito positivos na economia local.

Acreditamos que um pouco daquela preocupação política começa a ser equilibrada e Sinop segue em franco crescimento. Os MEIs e prestadores de serviços continuam sendo nosso carro chefe e as empresas também vem buscando linhas de créditos específicas para desenvolver”, analisou.

Klayton enfatizou ainda os incentivos dos governos municipal e estadual para fomento e incentivo aos micro e pequenos empreendedores de Mato Grosso como fundamentais para o crescimento do setor empresarial em Sinop.

“Hoje, a prefeitura tem uma integração com todos os demais órgãos através da redesim, que facilita muito a chegada do empresário. As linhas de crédito que são apresentadas pelo Desenvolve MT, que é a parceria estadual conosco, têm dado um bom resultado nessa captação, com linhas específicas por título de empresa, por setor, ramo e a captação tem dado certo e alavanca”, concluiu.