novas tecnologias prometem melhores resultados e economia para o produtor

Em tempos de custos altos, feira na região sudeste de Mato Grosso reforça o papel de ser uma vitrine de inovações e oportunidades

O custo elevado de produção tem desequilibrado o caixa de fazendas em Mato Grosso. Para amenizar isso, uma estratégia adotada por muitos agricultores é a compra antecipada de insumos.

“A gente espera fazer as negociações na melhor época possível, visando melhor custo entre dólar e o preço da soja. Então, a gente tenta antecipar para tentar pegar essa melhor janela. A gente antecipando às vezes consegue 10%, 15% [de desconto]”, comenta o produtor Lucas Paulo Brown.

-Farm Show MT: mesmo cautelosos, produtores buscam por tecnologia.


E, em tempos de custos altos, a Farm Show MT vem reforçando o seu papel de ser uma vitrine de inovações e oportunidades para os visitantes. Prova disso é a movimentação na vitrine tecnológica, considerada a maior atração da feira.

Produtor e presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Alexandre Schenkel, destaca que as feiras são de suma importância, pois nelas os produtores encontram muitas novidades, desde variedades de soja, milho, sorgo, algodão, girassol e também tecnologias envolvendo defensivos, biológicos, tecnologias de aplicação, colheita e plantio.

-Farm Show MT espera movimentar mais de R$ 1,8 bilhão em negócios

Empresas reforçam auxílio aos produtores


Assim como os produtores, as empresas também se preocupam quanto as questões que envolvem custos e produtividade. Elas afirmam que não estão medindo esforços para atender às demandas do setor produtivo.

“A preocupação sempre é a produtividade. Claro que um ano desse todo mundo pensa em custo também e custo eu acho que ele é amenizado quando você produz mais. Você ter tecnologia, inovação, condição de produzir mais no campo, ajuda essa composição de custo dentro da fazenda”, comenta o vice-presidente Comercial da Agro Amazônia, Marcelo Cassiolato.

Conforme Marcelo Cassiolato, as empresas devem ser uma ferramenta do produtor para o ajudar a produzir mais. “Por isso, que a gente traz tanta novidade para essa feira”.

-Farm Show MT transforma Primavera do Leste em vitrine tecnológica.

Entre o vasto portfólio em termos de tecnologia levado pelas empresas nesta sétima edição da Farm Show MT está a pulverização através de drones.

Segundo Jean Nobre Cavalcante, gerente de Inovação da Agrológica, a pulverização de lavouras com drones traz inúmeros ganhos, sendo o principal deles evitar o desperdício proporcionado pelo amassamento das plantas com as máquinas.

“O produtor usando drone ele evita um desperdício que é o amassamento. Se ele entra com uma máquina, ela vai danificar a cultura dele, seja soja ou seja milho. Então, o drone, por exemplo, garante rentabilidade em função de não ter amassamento”, salienta.

-Farm Show MT contará com cerca de 400 estandes e tecnologia de ponta em 2023.


Gerente-executivo do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Carlos Donin, frisa que o produtor está sempre em busca de novas variedades e produtos. “Cada vez mais a mudança do produtor de variedade e, também, de produtos requer que essa tecnologia seja apresentada a campo. E, aqui está pronto para ele vir e conhecer”.

Empresas apresentam soluções que minimizam custos


No parque de máquinas desta sétima edição da Farm Show MT também há empresas preocupadas com a saúde financeira dos agricultores.

“Nós estamos com os nossos três produtos expostos aqui na feira: trator, plantadeira e colheitadeira. E, o grande destaque é a nossa colheitadeira de grãos que hoje é a maior máquina do mercado brasileiro. É uma máquina que tem alto índice de colheita e em contrapartida uma economia muito grande de combustível. É aquele negócio, colhe mais em menos tempo com menor custo”, diz Washington de Barros Adamante, gerente de operações da Vamos Fendt.