Saúde: Projeto de Telemedicina é implantado em UBS para ofertar consultas com especialistas

A Secretaria de Saúde iniciou as atividades do projeto de Telemedicina, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que proporciona consultas virtuais de sete especialidades.

O projeto é uma parceria da SES-MT com o Hospital Albert Einstein, que irá ofertar teleconsultoria nas áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia, aos pacientes da atenção primária. Neste primeiro momento serão contemplados apenas os usuários da UBS Maria Vindilina II, obedecendo a lista de espera dos pacientes já regulados, para posterior ampliação.

A adesão ao programa ocorreu no mês de fevereiro, e Sinop é o primeiro de cinco municípios da região norte do estado a dar o pontapé inicial no projeto. Para operar essa nova tecnologia os profissionais da UBS passaram por um treinamento, pois a consulta virtual é acompanhada pelo médico da unidade.

Mariana Nobre Santos, uma das médicas da unidade, ressaltou a importância desta parceria para os pacientes. “O projeto realmente vem para somar, já que existe uma fila de espera. Acredito que os pacientes terão mais acesso aos especialistas, e com a teleconsulta vamos conseguir sanar todas as dúvidas do paciente”, frisou.

De acordo com a secretária de saúde, Daniela Galhardo essa adesão é um ganho muito grande para a saúde do município. “O projeto é totalmente gratuito, recebemos todo equipamento necessário para a consulta virtual, os profissionais da unidade já foram capacitados. Os pacientes terão todo suporte e orientação do diagnóstico e tratamento dos especialistas com acompanhamento do médico da UBS”, ressaltou.

O aposentado João Batista Souza, de 81 anos, foi um dos primeiros pacientes da Teleconsulta da UBS Maria Vindilina II. Ele estava aguardando atendimento com cardiologista. A filha, Márcia de Oliveira Souza, acompanhou de perto o atendimento virtual e aprovou o projeto. “Gostei muito do atendimento, foi rápido, ele terá todo acompanhamento necessário. Vamos fazer os exames solicitados e depois ele irá retornar para mais uma consulta, muito bom mesmo”, agradeceu.

“O prefeito Roberto Dorner preza pela saúde dos munícipes, e estamos sempre buscando melhorias. O projeto piloto inicia na UBS Vindilina, mas queremos ampliar esse atendimento, pois existe uma grande demanda. O projeto proporciona acesso direto a especialistas da área, com possibilidade de implantação de novas condutas para melhoria da assistência ao paciente”, reforçou a secretária de saúde.